anunciad

sábado, 29 de junho de 2013

INTERESSANTE SABER!!!



Por trás das taxas escondidas e de horas sentado no avião, sem saber por que está esperando, existem certas coisas que talvez você não saiba.
1- PILOTOS TAMBÉM FAZEM XIXI


Se você já se sentou na parte da frente de um avião, com certeza já percebeu quando os pilotos precisam satisfazer suas necessidades fisiológicas. Quando a natureza chama, o piloto alerta as comissárias de bordo pelo interfone. As comissárias fazem uma barreira na cabine de pilotagem e dão um sinal para que o piloto abra a porta, já que não há banheiro na cabine e eles têm que usar o mesmo banheiro que todo mundo. Já aconteceu um piloto pegar o interfone errado e perguntar à aeronave inteira se poderia sair para fazer xixi.
2- EXISTEM OS “BONS ASSENTOS”, SIM


Se você é sofre de enjoo, é melhor sentar sobre as asas. Um avião é como um balanço. Quando o piloto move o nariz da aeronave para cima ou para baixo, os assentos nos extremos da fuselagem vão se mover numa distância maior. E, como regra, a cauda tende a se mover mais do que a parte da frente. Portanto, fique longe da parte traseira, se movimento for um problema para você.
3- O AVISO ‘COLOQUE O CINTO DE SEGURANÇA’ É PRA VALER


Turbulência não é perigosa para o avião, mas é para os passageiros. Incidentes com turbulências severas já fizeram pessoas baterem com a cabeça no teto e depois caírem no chão desmaiadas, às vezes com ferimentos muito sérios. Se a tripulação lhe diz para sentar por causa da turbulência, é bom obedecer imediatamente.
4- NÃO EXISTEM ALMOÇOS GRATUITOS


Graças às falências de muitas companhias, iniciadas em 2000, poucas empresas aéreas ainda fornecem comida à sua tripulação em voos curtos. Os pilotos têm permissão para comer na cabine de pilotagem, assim que estiverem em altitude de cruzeiro (quando o gasto de combustível é menor, devido à menor densidade do ar), mas normalmente eles comem sanduíches e fatias de pizza nas praças de alimentação dos aeroportos: Não é exatamente o estilo de vida glamuroso que costumava ser.
5- VOCÊ ACHA QUE ENCHER O TANQUE DO SEU CARRO É CARO


A principal despesa de uma empresa aérea é o combustível. E pelo fato do preço do combustível variar muito, o preço da passagem também varia. Os aviões bimotores regulares queimam cerca de 20 galões de combustível por minuto em altitude de cruzeiro. Daí você pode imaginar a conta de combustível de um voo transcontinental.
6- OS APARELHOS ELETRÔNICOS


Não há nada comprovado, mas existem evidências de que aparelhos eletrônicos realmente interferem com os instrumentos de voo do avião. Os culpados mais prováveis são os que transmitem sinal, como celulares ou computadores usando WI-FI, que emite uma onda eletrônica. Mas os novos aviões estão sendo produzidos para a era do WI-FI; portanto, devemos ter mais permissões de eletrônicos no futuro.
7- O COPILOTO PODE SER MAIS EXPERIENTE DO QUE VOCÊ PENSA


A confusão do setor aéreo nos últimos 20 anos fez muitas empresas falirem ou diminuírem de tamanho, demitindo, portanto, grande número de empregados. Se um piloto perde o emprego em uma empresa e vai para outra, terá de começar como copiloto, com salário do piso e não receberá nenhum crédito pela sua experiência anterior. Portanto um copiloto pode ter a experiência de um comandante.
8- ROMANCES NO AR


Toda a tripulação fica no mesmo hotel, mas, há alguns anos atrás, nos EUA, as esposas dos pilotos tentaram fazer com que as comissárias de bordo ficassem em um hotel diferente dos pilotos, porque elas não queriam estimular a traição dos maridos.
9- AS TRIPULAÇÕES TÊM TREINAMENTO EM MAIS DO QUE SAÍDAS DE EMERGÊNCIA


Terrorismo é um problema hoje em dia. A maioria das comissárias e dos pilotos é treinada para essas situações e aprende defesa pessoal, assim como formas de detectar certos comportamentos. Pilotos também podem se voluntariar para um programa intensivo em centros de treinamento específicos. Por uma semana eles aprendem como atirar e como incapacitar alguém como uma arma. Quando terminam o programa têm licença legal para portarem uma arma na cabine de pilotagem.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Menino de 14 anos é considerado mais inteligente que Einstein

Menino de 14 anos é considerado mais inteligente que Einstein


O que você fazia aos 14 anos? Brigava com a sua mãe cada vez que ela pedia para que você estudasse um pouco mais e dava sempre um jeitinho de cabular aquela aula de Matemática? Bem, esse não é o caso do jovem norte-americano Jacob Barnett, um adolescente de 14 anos que aos dois foi diagnosticado com autismo e atualmente é considerado um gênio.

Jacob é tido como mais inteligente do que Einstein, já está completando um mestrado em Física Quântica e, segundo a mãe, em entrevista concedida à BBC, nunca deixou de fazer coisas extraordinárias, ainda que os médicos tenham dito que ele mal conseguiria ler, escrever e fazer tarefas simples como amarrar o cadarço de seus sapatos.
Pequeno gênio

 

Fonte da imagem: Reprodução/PTJornal

Os médicos estavam certos em partes, pois o garoto teve mesmo muitas dificuldades em seu desenvolvimento e demorou a falar. Aos quatro anos, ele já fazia terapia e participava de programas especiais de aprendizagem. A mãe do menino, Kristine Barnett, conta que Jacob fazia coisas absurdas para a sua idade, como desenhar mapas no chão da sala e falar quatro idiomas desde cedo.

Segundo Kristine, foi durante uma visita a um planetário, quando Jacob tinha apenas quatro anos, que ela percebeu que seu filho tinha mesmo uma inteligência fora do comum. Nessa ocasião, o menino respondeu às perguntas que um professor havia feito à plateia a respeito de tamanhos de planetas e luas do Sistema Solar.
A faísca

 

Fonte da imagem: Reprodução/Amazon

O fato é que hoje Jacob é mesmo um gênio. Recentemente, ele teve alguns de seus trabalhos em Astrofísica avaliados por um professor da Universidade de Princeton, nos EUA. Desde então ele é considerado um forte candidato ao Prêmio Nobel da Física.

Suas teorias a respeito de Astrofísica começaram a ser desenvolvidas pelo supergênio quando ele tinha nove anos e essa história já virou narrativa em um livro chamado “The Spark” – algo como “A Faísca”, em uma tradução livre – escrito pela própria mãe do menino.

Aos 11 anos, Jacob ingressou na universidade e pôde se dedicar aos estudos mais aprofundados em Física Quântica, área na qual em breve, aos 14 anos, receberá o título de Mestre. Espertinho, não?

FonteBBC PT Jornal Mirror

domingo, 23 de junho de 2013

Você já ouviu falar de crianças índigo? Afinal, o que é isso?


“Crianças índigo” é o termo que descreve crianças consideradas especiais para a parapsicologia. Para pesquisadores que defendem a teoria, os índigos seriam um “novo tipo de humano”, vindos em uma nova geração, a partir da década de 80, com habilidades capazes de implementar “nova era” na Terra.

Os índigos seriam então os responsáveis por uma transformação social, educacional, familiar e espiritual em todo o planeta, sem qualquer barreira criada com fronteiras ou classes sociais.

As principais características dessas pessoas seriam destacadas em habilidades sociais refinadas, como uma sensibilidade maior, um desenvolvimento mais profundo de questões éticas e morais, além de personalidades fortes, que fazem com que os índigos se destaquem de outras crianças.
Crianças índigo e crianças pródígio

Alguns dos elementos que confundem crianças índigo com crianças prodígio são as reações a lideranças autoritárias, uma vez que os primeiros que não dão explicações ou alternativas a regras (apresentando um problema para pais com conceitos mais tradicionais de educação), além da facilidade de encontrar rapidamente soluções melhores para a realização de tarefas e uma criatividade acima do normal.

As crianças índigo também não seriam tímidas e não aprenderiam lições com o sentimento de culpa. Outra característica peculiar é que, desde pequenos, elas demonstrariam uma sensação de ter tarefas específicas e importantes no mundo.

A energia desses pequenos seria muito forte e, se não estiver equilibrada, isso causaria reações diferentes para cada um deles, como o desenvolvimento de problemas de ansiedade, depressão ou até mesmo agressividade.

Com toda essa energia, os índigos também seriam extremamente sensíveis a mudanças no ambiente e problemas com alimentos. Consequentemente, eles também teriam uma intuição avançada, percebendo ou pressentindo coisas que outras pessoas não notariam.

Basicamente, as crianças índigo ajudariam a humanidade a diminuir a distância entre os pensamentos e as ações, induzindo os cidadãos de todo o planeta a agir de forma autêntica. Além disso, elas também seriam capazes de ensinar as pessoas ao seu redor a mudar o foco individual para o coletivo – ou para o bem-estar do próximo.

Embora existam centenas de pesquisas sobre as crianças índigo, não existe qualquer comprovação científica sobre o suposto fenômeno. Por isso, a classificação de crianças dessa forma é rejeitada por conselhos de pediatria, além de especialistas em educação infantil em todo o mundo. A principal fraqueza da teoria é a falta de bases concretas e uma classificação considerada vaga pela comunidade científica.

FonteMind Openerz The New York Times

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Confira 05 fotos reais de supostos de fantasmas. PARTE 2


 
Fonte da imagem: Reprodução/About 
Fonte da imagem: Reprodução/About 
Fonte da imagem: Reprodução/About 
Fonte da imagem: Reprodução/About 
Fonte da imagem: Reprodução/About 
Fonte da imagem: Reprodução/About

E você, acredita em fantasmas e que essas fotos sejam verdadeiras? Se possui alguma história horripilante, compartilhe conosco.

FonteAbout

quarta-feira, 12 de junho de 2013

O QUE FAZ Profissional de relações internacionais?


O profissional de relações internacionais é aquele que conduz as relações entre as nações em diversas esferas como a política, a econômica, a social, a militar, a cultural, a comercial ou a judicial. Esse profissional é o responsável por analisar o contexto do cenário mundial, avaliar as possibilidades de negócios, investigar os mercados mais promissores e aconselhar os investimentos no exterior. Pode trabalhar em ministérios, embaixadas e consulados, além de grandes empresas, ONGs e instituições financeiras. Com a globalização, o campo de trabalho foi ampliado, pois com a internacionalização da economia e a formação de uma "aldeia global", o "relações internacionais" promove entendimentos comerciais, abrindo caminho para as importações ou exportações, acordos bilaterais ou multilaterais.
Quais as características necessárias para ser um profissional de relações internacionais?

Por se tratar de relações entre as nações, esse profissional deve saber, além do inglês obrigatório, no mínimo mais um idioma para se destacar no mercado de trabalho. Também são interessantes as experiências em outros países, a constante atualização por meio de cursos e ter conhecimento de conceitos econômicos. Outras características interessantes são:
disponibilidade de horários e para viajar

responsabilidade

boa comunicação

habilidade para lidar com as pessoas

flexibilidade

autocontrole

concentração

capacidade de persuasão

habilidade em negociações

habilidade de organização

capacidade de tomar decisões

habilidade na mediação de situações

saber agir sobre pressão

se manter sempre informado

manter contatos interessantes no contexto internacional

capacidade para gerenciar situações
Qual a formação necessária para ser um profissional de relações internacionais?

Para trabalhar com as relações internacionais é necessário diploma do curso superior de Relações Internacionais, com a duração de quatro anos (oito semestres), que visa a formação de um profissional completo, com conhecimentos em diversas áreas da economia e política do mundo globalizado. Exemplos de matérias que compõe a grade curricular do curso são: teoria das relações internacionais, introdução a economia, introdução ao direito, regimes e organizações internacionais, direito internacional público, economia e comércio internacional, política externa brasileira, entre outras. Além da graduação, é necessário ter um grande domínio de outros idiomas, além do inglês obrigatório, para se obter o entendimento entre as nações. Boa parte das empresas contratantes, públicas ou privadas, exigem do profissional um mestrado, ou outro tipo de especialização na área.
Principais atividades
promover o entendimento entre as nações na esfera política, econômica, social, cultural e jurídica

planejar ações dos diferentes níveis do governo com base em informações recolhidas

aconselhar companhias no fechamento de acordos internacionais ou programas de investimentos, produzindo relatórios sobre mercados internacionais

prestar assessoria a ONGs(Organizações Não-Governamentais), instituições públicas ou privadas

investigar mercados

análise do conjuntura internacionais, recolhendo informações para os meios de comunicação

negociar acordos internacionais

coordenar programas de desenvolvimento mantidos por organizações internacionais

conduzir relações diplomáticas entre as nações

elaborar acordos internacionais

acompanhar os processos de negociação

negociar termos de acordos, para que esses sejam bons para todas as partes envolvidas

trabalhar junto as partes envolvidas para defender os interesses do contratante
Áreas de atuação e especialidades
Agências governamentais: trabalhando junto aos governos, planejando e negociando ações em diversas áreas como a política, social, comercial, cultural, e etc

Produção de relatórios: observação da conjuntura internacional para a produção de relatórios que ajudem na condução de acordos, levando em conta a história das relações internacionais e a atual situação diplomática entre as nações

Prestação de assessoria: trabalhando junto a empresas públicas ou privadas na condução de negociação e na coleta de dados e informações sobre os mercados promissores e de programas de investimentos

Auxílio na negociação de relações diplomáticas: trabalha junto ao diplomata, acompanhando negociações e discussões, principalmente de cunho político e social

Embaixadas brasileiras: conduzindo relações diplomáticas entre o Brasil e cada território onde reside a embaixada, e defendendo os direitos dos brasileiros que recorrem às embaixadas para a resolução de algum problema internacional

Organizações internacionais: coordenar projetos de desenvolvimento que envolva diferentes nações
Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para esse profissional é amplo e não pára de crescer, pois com a globalização, a internacionalização da economia e a formação de uma "aldeia global" tanto na esfera política, como na comercial, o analista internacional é muito requisitado para mediar diferentes tipos de situações entre as nações. O aumento no número de trocas brasileiras com o exterior também cresceu, ou seja, o comércio internacional se expandiu no Brasil, outro fator positivo na escolha da profissão de relações internacionais. O setor público é o grande empregador na área, e os profissionais que se destacam na hora da contratação são os que possuem um tipo de especialização como o mestrado, pois por se tratar de relações muito importantes política e economicamente se faz necessária o profissional bem especializado.
Curiosidades

As relações internacionais tiveram início com base nos movimentos pacifistas do séc XIX, época que a indústria bélica se desenvolvia crescentemente na Europa, devido à Revolução industrial e ao conceito de nacionalismo que surgia. A corrida armamentista sem precedentes gerada pelo nacionalismo criou a necessidade de transformar a paz em condição ao progresso. Diversos esforços foram realizados nesse sentido, até que o Congresso de Viena instituiu uma classe de diplomatas. Em 1830 foi criada a Sociedade da Paz de Genebra, composta por intelectuais de vários países, dedicada aos ideais pacifistas, seu estudo e divulgação. Essa sociedade reunia em si o pluralismo transnacional e a concepção de que a paz deveria ser uma força de lei. Assim começa a história das relações entre as nações, durante um período conturbado da história, onde a iminência de uma guerra obrigou que as discussões e os acordos fossem estabelecidos.


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Confira 05 fotos reais de supostos de fantasmas. PARTE 1

Almas fotogênicas: confira 10 fotos reais de supostos de fantasmas
Fonte da imagem: ShutterFonte da imagem: Shutterstockstock

Por mais horripilante que possa ser imaginar que há, de fato, alguns fantasmas assombrando determinados locais ou pessoas, certos fotógrafos garantem que eles caminham entre nós. As fotos deles procuram mostrar confirmações de que esses episódios são reais, já que existem homens que só acreditam no sobrenatural quando se deparam com ele ou quando presenciam esses estranhos acontecimentos.

Como não dá para fazer com que todos vejam ou entrem em contato com as temidas aparições, só nos resta olhar os supostos indícios de que esses seres existam. Na época em que os filtros e os efeitos das câmeras digitais não eram nem um pouco populares, algumas fotos já traziam certas sombras fantasmagóricas.

Sem os efeitos milagrosos do Photoshop, os donos dessas imagens garantiram que elas são originais e jamais foram alteradas. Confira algumas dessas peças:

 
Fonte da imagem: Reprodução/About 
Fonte da imagem: Reprodução/About 
Fonte da imagem: Reprodução/About 
Fonte da imagem: Reprodução/About

domingo, 9 de junho de 2013

Desinstalar um programa no windows 7


Há duas maneiras de desinstalar um programa no Windows 7, o jeito errado e do jeito certo. Infelizmente, porém, muitas pessoas desinstalam um programa usando as maneiras erradas, que podem conduzir a um desempenho ruim e os problemas no computador. Estas formas são algumas das erradas: excluir a pasta do programa ou simplesmente apagando os ícones. Quando você tenta remover um programa dessa maneira, haverá uma grande quantidade de informações de configurações deixadas no Registro do Windows, bem como arquivos que podem ser instalados em outros locais que não a pasta do programa. Esses arquivos órfãos e dados tem a chance de causar conflitos no seu computador, gerando assim problemas.


A maneira correta de desinstalar um programa é utilizar a rotina de desinstalação que vem com o próprio programa. Isto irá remover os arquivos, informações de registro, e outras configurações de seu computador, de modo que não haja conflitos no futuro. Quando um programa é instalado no Windows, ele vai adicionar as informações ao Registro do Windows sobre a maneira correta para desinstalá-lo. Você pode então usar programas do Windows 7 e recursos do painel de controle para desinstalar corretamente o programa. Este tutorial irá orientá-lo usando este painel de controle para que você desinstale programas corretamente. Este método não mudou muito a partir da versão anterior do Windows, mas houve algumas mudanças no 7, que devem ser delineadas.


Para ver uma lista dos programas que podemos desinstalar primeiro devemos abrir os programas e recursos do painel de controle. Para fazer isso você deve seguir estes passos:
No Windows 7, clique no botão Iniciar para abrir o menu Iniciar. Quando o Menu Iniciar abrir clique na opção de menu do Painel de Controle.
Quando a janela do Painel de Controle abrir, clique na opção Desinstalar um programa de opção na categoria Programas. Se você estiver usando o modo de exibição clássico do Painel de Controle, então você deve clicar duas vezes sobre o ícone Programas e Recursos.


Agora vai ser em Programas e Recursos ou Desinstalar ou alterar um programa de tela. A partir desta tela você pode desinstalar programas, ver as atualizações instaladas, e transformar os recursos do Windows.
Esta tela contém uma lista dos programas instalados em seu computador, a empresa que o desenvolveu, e quando foi instalado. Esta tela também contém quatro opções na barra de navegação à esquerda, que não estão relacionados com a desinstalação de um programa. Estas quatro opções são:


Início Painel de Controle - Isso vai trazer você de volta para a tela principal do Painel de Controle.
Exibir atualizações instaladas - Se você clicar nesta opção, você vai chegar a uma tela que mostra as atualizações do Windows instalados em seu computador
Transforme o Windows apresentando ligado ou desligado - Windows 7 é instalado com alguns recursos ativados e desativados por padrão. Ao clicar nesta opção, você pode gerenciar recursos do Vista que você quer habilitado.
O primeiro passo é olhar através da lista de programas para o que você gostaria de desinstalar e então clique nele uma vez para que se torne em destaque. Depois de destacar um programa você vai ver duas novas opções ao lado do Organizar e visualizar botão chamado Desinstalar e Mude.
Se você pressionar o botão Alterar, o programa vai lançar sua configuração de modo que você pode modificar a forma como o programa está atualmente instalado. É importante notar que o botão Alterar não desinstala um programa, mas sim permite que você modifique como ele está instalado atualmente. Se você quiser desinstalar o programa que você deve em vez clique no botão Desinstalar. Depois de clicar no botão de desinstalação você será presenteado com uma confirmação perguntando se você gostaria de continuar. Para quem gosta de atalhos, você pode simplesmente clicar duas vezes em uma entrada para iniciar este processo também. Para alguns programas quando optam por desinstalá-lo, o Windows pode alertá-lo com uma mensagem informando o Windows precisa da sua permissão para continuar. Nesta tela você deve clicar no botão Continuar.
Se você não quiser continuar, então você deve pressionar o botão Não desinstalar, e você vai voltar para a lista de programas. Se você pressionar o botão Desinstalar vai começar a rotina de desinstalação do programa e começará a removê-lo. Uma tela de desinstalação normalmente já estará aberta e pode fazer-lhe perguntas sobre como o programa deve ser desinstalado. Você geralmente deseja remover o programa inteiro, exceto os dados que você possa precisar no futuro. Como um processo de cada programa de desinstalação é diferente, é aconselhável que você leia atentamente cada tela e continue com o processo de desinstalação. Ao desinstalar alguns programas você pode receber um aviso do Windows informando que programas não identificados desejam ter acesso ao seu computador. Quando você recebe isso, você desinstala o programa, e deve clicar no botão Permitir..


O programa vai agora continuar a desinstalar, e quando concluído, você estará de volta na lista de programas instalados em seu computador. Você vai notar, porém, que o programa que você acabou de desinstalar já não é listado. Neste ponto, você pode desinstalar outro programa ou fechar os programas e tela de Recursos.


Conclusão


Agora que você sabe a maneira correta de desinstalar um programa você pode evitar de deixar arquivos errados e informações de configurações no computador quando você for remover um programa. Isso também permite limpar algum espaço em disco extra, se necessário, por desinstalar os programas que você não precisa. Se você precisar de ajuda para desinstalar um programa no Windows, então sinta-se livre para perguntar.


fonte: http://infododiadia.blogspot.com.br

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Você sabia que os escorpiões podem viver até um ano sem comer?

Você sabia que os escorpiões podem viver até um ano sem comer?

Os escorpiões são criaturas incríveis que, mesmo contando com um tamanho realmente muito pequeno, infligem medo e pavor na esmagadora maioria das pessoas. Teorias à parte sobre como matar os bichos ou se eles são ou não imunes ao próprio veneno, descobriu-se que os artrópodes de cauda pontiaguda têm a habilidade de se adaptar aos mais inóspitos ambientes.

A mais incrível dessas características evolucionárias dos escorpiões é a capacidade de diminuir a velocidade do processamento metabólico a fim de sobreviver em condições de pouca ou nenhuma forma de alimentação. Esses artrópodes peçonhentos por natureza possuem um órgão especial chamado hepatopâncreas, que é extremamente eficiente ao cumprir a mesma função do pâncreas nos seres humanos.

 
Fonte da imagem: Reprodução/TodayIfoundOutAlém disso, os escorpiões também contam com a capacidade de consumir uma quantidade incrível de alimentos em relação ao tamanho total de seu corpo. Sabe-se que uma única dessas criaturas pode comer em uma única refeição o equivalente a um terço de seu próprio peso. Por conseguinte, a soma desse largo potencial de adquirir alimentos com o poder de desaceleração metabólica faz com que esses artrópodes possam viver até 12 meses sem comer nada.

Essa peculiar maneira como o corpo do escorpião funciona também possibilita outros benefícios não encontrados em nenhuma outra espécie existente. Diferentemente dos animais que diminuem o metabolismo enquanto hibernam, os escorpiões não demonstram sinais de fraqueza e se mantêm rápidos e mortais mesmo após um longo tempo sem refeições.

Já imaginou se você conseguisse ficar um ano sem comer? Será que isso seria uma boa pedida? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

FonteToday I found out

terça-feira, 4 de junho de 2013

LENDA DO SACI PERERÊ




A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele. Seu nome no Brasil é origem Tupi Guarani. Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno.

É uma criança, um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser. Existem 3 tipos de Sacis: O Pererê, que é pretinho, O Trique, moreno e brincalhão e o Saçurá, que tem olhos vermelhos. Ele também se transforma numa ave chamada Matiaperê cujo assobio melancólico dificilmente se sabe de onde vem.

Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos, soltar animais dos currais, derramar sal nas cozinhas, fazer tranças nas crinas dos cavalos, etc. Diz a crença popular que dentro de todo redemoinho de vento existe um Saci. Ele não atravessa córregos nem riachos. Alguém perseguido por ele, deve jogar cordas com nós em sem caminho que ele vai parar para desatar os nós, deixando que a pessoa fuja.

Diz a lenda que, se alguém jogar dentro do redemoinho um rosário de mato bento ou uma peneira, pode capturá-lo, e se conseguir sua carapuça, será recompensado com a realização de um desejo.
Nomes comuns: Saci-Cererê, Saci-Trique, Saçurá, Matimpererê, Matintaperera, etc.

Origem Provável: Os primeiros relatos são da Região Sudeste, datando do Século XIX, em Minas e São Paulo, mas em Portugal há relatos de uma entidade semelhante. Este mito não existia no Brasil Colonial.

Entre os Tupinambás, uma ave chamada Matintaperera, com o tempo, passou a se chamar Saci-pererê, e deixou de ser ave para se tornar um caboclinho preto de uma só perna, que aparecia aos viajantes perdidos nas matas.

Também de acordo com a região, ele sofre algumas modificações:
Por exemplo, dizem que ele tem as mãos furadas no centro, e que sua maior diversão é jogar uma brasa para o alto para que esta atravesse os furos. Outros dizem que ele faz isso com uma moeda.
Há uma versão que diz que o Caipora, é seu Pai.

Dizem também que ele, na verdade eles, um bando de Sacis, costumam se reunir à noite para planejarem as travessuras que vão fazer.

Ele tem o poder de se transformar no que quiser. Assim, ora aparece acompanhado de uma horrível megera, ora sozinho, ora como uma ave.

FONTE http://www.arteducacao.pro.br