Atribuições do Profissional de Mídia
O trabalho do Profissional de Mídia envolve um planejamento do uso da verba diponível pelo anunciante, de forma que a compra de espaço publicitário possa atingir o maior nú
mero possível de individuos de acordo com os objetivos do anunciantes.
Veículos de Comunicação e o Profissional de Mídia
A maioria das Mídias (veículos de comunicação) comercializam espaços publicitários, sendo esta a principal fonte de receita para muitos deles. São Mídias como redes de televisão, jornais impressos, rádios, cinemas, algumas das mídias mais tradicionais. Anúncios impressos em jornais, anúncios de 30 segundos na televisão, anúncios em banners em sites, nas rádios, em revistas, são alguns dos modelos de comerciais que o profissional de Mídia deve selecionar para o cliente. Algumas Mídias são exclusivas para propaganda, como outdoors, por exemplo.
Este conhecimento do que há disponível no mercado, de forma que o público alvo do anunciante seja atingido de forma satisfatória e pelo menor custo, exige do Profissional de Mídia cálculos complexos, pois muitas vezes a mensuração destes resultados exige métricas sofisticadas. Por exemplo, quantos homens com mais de 50 anos assistirão um comercial veiculado no intervalo de uma novela do horário nobre, durante uma semana? Este é um exemplo de desafio que o profissional de Mídia deve solucionar para poder justificar o investimento necessário neste tipo de mídia.
O trabalho de Negociação e o Profissional de Mídia
Desenvolver um plano de mídia exige também um grande poder de negociação, já que na maioria das vezes oprofissional de Mídia é quem fará contato com a os setor comercial dos veículos de comunicação.
Se o cliente é um grande anunciante, com um orçamento enorme para publicidade, o profissional de Mídiacom certeza irá avaliar a possibilidade de uso de televisão. Porém, na maioria das agências, as verbas são bem limitadas e mídias alternativas sempre são consideradas. Na última década, o investimento em publicidade na internet (mídia online) através de banners, pop-ups, links patrocinados, entre outros, vem apresentando um crescimento vertiginoso. A razão, é simples: custos menores e a possibilidade de atingir o público alvo com mais precisão
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