Nesse período também iniciara a fabricação de cerâmica e tecelagem primitiva. O artesão é responsável por todo o processo de escolha da matéria-prima, da sua transformação e acabamento.
Muitas vezes é ajudado pela família ou por um aprendiz. Todo grupo de aprendizes seguiam um mestre-artesão. As primeiras associações foram as Corporações de Ofício, dirigidas pelo mestre de cada região.
A partir da Revolução Industrial, o artesanato passou a ser desvalorizado perante os produtos provenientes da mecanização. No artesanato há basicamente três tipos de artesãos:
Artesão-artista: artesão que produz a partir de sua criatividade e subjetividade, são os talhadores, gravadores, escultores e pintores;
Artesão semi-industrial: capaz de produzir seu artesanato por meio de moldes e processos semi-industriais para reproduzir peças iguais como jarros e tigelas;
Artesão-artesão: produz as peças utilizando ferramentas e métodos rudimentares, na maiorias das vezes são peças utilitárias sem preocupação com a beleza.
Fontes:
http://www.geranegocio.com.br/html/arte/p1.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artesanato
Nenhum comentário:
Postar um comentário