anunciad

segunda-feira, 15 de abril de 2013

INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE O ORIENTE MÉDIO


Embora a maior parte da população de Israel seja judia, não podemos afirmar que todo israelense é judeu. Existem israelenses muçulmanos, cristãos e drusos, por exemplo. A maior minoria étnica é formada pelos chamados árabes israelenses.

As línguas mais faladas em Israel são o hebraico e o árabe.

Os arqueólogos acreditam que a cidade de Jerusalém tenha sido fundada por povos semitas por volta do ano 2.600 a.C.. Na tradição judaica, ela foi fundada por Sem e Éber, filho e neto de Noé.

Enquanto os judeus se referem a Jerusalém como “Cidade da Paz”, os árabes muçulmanos a tomam como “A Santa”.

Jerusalém é sagrada para judeus, cristãos e islâmicos. Depois de Meca e Medina, ela é a terceira cidade mais importante do islamismo. Os seguidores do Alcorão acreditam que o profeta Maomé ascendeu aos céus em Jerusalém.

Ao longo da história, a cidade de Jerusalém foi destruída duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes, e capturada e recapturada 44 vezes.

Situada a cerca de 27 Km de Jerusalém, a cidade de Jericó é tida pela arqueologia como a cidade mais antiga do mundo. Presume-se que Jericó tenha sido fundada no ano 9.000 a. C. (isso mesmo, 10.500 anos antes da descoberta do Brasil).

Os muçulmanos dominaram a região até o século XX, quando foi criado o Estado de Israel. Para os judeus, foi um feito histórico. Para os árabes palestinos foi uma catástrofe. Até hoje, os palestinos se referem ao ano da criação de Israel como o ano da “desgraça” (el-nakba).

Dubai é uma das sete confederações (Estados autônomos) formadoras dos Emirados Árabes Unidos. Os demais emirados são: Fujairah, Abu Dhabi, Sharjah, Ras al-Khaimah e Umm al-Quwain.

Dubai é segundo maior emirado em área, perdendo apenas para Abu Dhabi. Mas é o mais populoso dos Emirados Árabes Unidos, com cerca de 2.262.000 habitantes. Detalhe: em 1967, Dubai contava com apenas 59.000 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário