anunciad

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Grand Canyon




O "Grand Canyon" fica localizado no Parque Nacional do Grand Canyon, no Arizona (EUA), nas divisas dos estados do Arizona e Utah. O cânion é o maior do mundo e é conhecido como uma das sete maravilhas naturais do mundo. Seu vale foi moldado pelo rio Colorado durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Chega a medir entre 6 e 30 km de largura e atinge profundidades de 2400 metros. Cerca de 2 bilhões de anos da história geológica da Terraforam expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos.



Apesar de ser conhecido mundialmente, pouca gente sabe, mais o Grand Canyon recebe cerca de 7 milhões de visitas por ano. Foivisto pela primeira vez por um Europeu em 1540, o espanhol Garcia Lopez de Cardenas. A primeira expedição científica ao desfiladeiro foi dirigida pelo Major John Wesley Powell no final da década de 1870. Powell referiu-se às rochas sedimentares expostas no desfiladeiro como "páginas de um belo livro de histórias". No entanto, a área era já ocupada por nativos americanos que estabeleciam povoados ao longo do desfiladeiro, como os hopi. É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receita para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro.


A idade do cânion em si é um pouco complicado de dizer. Mas as rochas que constituem as tiras do cânion são extremamente velhas - a mais velha delas tem quase 2 bilhões de anos. Mas como o cânion foi criado por meio de um processo de erosão, sua idade não é a mesma de suas rochas mais antigas. Os geólogos estimam que o cânion em si tenha entre 5 milhões e 6 milhões de anos. O Grand Canyon é repleto de restos arqueológicos, com mais de 4.300 artefatos registrados descobertos em uma área de 4% do parque. Os artefatos humanos mais antigos registrados no parque têm quase 12 mil anos de idade, datando do período paleoindiano.






 







Nenhum comentário:

Postar um comentário