anunciad

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Por Onde Anda? - Mark Hamill








Por onde anda Mark Hamill, o Luke Skywalker?

Estigmatizado com personagem de “Guerra nas Estrelas”, ator hoje faz sucesso com dublador de animações

Como todo geek, eu também sou fã da série Star Wars. Vi todos os filmes, tenho figure action (nome metido pra ‘bonequinhos’) do Darth Vader, Luke Skywalker, R2-D2, C3PO e outros. E claro, uma foto com um sabre de luz.

Dos neo-astros vindos da primeira trilogia, só Harrison Ford que vingou. Então perguntamos e logo depois respondemos: Por onde anda Mark Hamill?




A "Força" esteve tanto com Mark Hamill ao longo de sua carreira que talvez tenha prejudicado a busca por outros papéis de destaque no cinema. O eterno Luke Skywalker carregou o estigma do personagem durante anos, e só engrenou mesmo fazendo dublagens em centenas de filmes e séries de animação dos anos 80, 90 e 2000.

O ator, que nasceu na Califórnia em 1951, é o quarto de sete irmãos. Seu pai, capitão das Forças Armadas americanas, vivia mudando de casa. Por conta disso, Mark morou em diversos lugares, como Virgínia, Nova York e até Japão. Ao voltar para os Estados Unidos, começou a estudar teatro e fez seu primeiro papel na TV como coadjuvante em “The Bill Cosby Show” (1970). Pouco depois, conseguiu um papel fixo na série "General Hospital" (1972/73), partindo para um dos papéis principais na comédia “The Texas Wheelers” (1974).

A carreira estava ascendente, Mark já era figurinha fácil das revistas de adolescentes e tudo parecia ir às mil maravilhas. No entanto, em 1976, um acidente de carro que o deixou de nariz quebrado fez com que ele perdesse um papel na série “Eight is enough”. O que parecia ser um tremendo azar, acabou sendo sorte: por estar livre, Mark foi escolhido para interpretar Luke Skywalker na trilogia “Guerra nas Estrelas”, de George Lucas.




Uma lenda começou a correr mundo sobre o acidente que indiretamente o transformou em ícone. Disseram que seu rosto havia ficado transfigurado, que ele tinha perdido um braço e que o carro tinha rolado de um precipício. “Eu apenas quebrei meu nariz. Meu rosto não precisou ser reconstruído”, disse Mark, em entrevista.

Lendas à parte, Luke Skywalker reinou absoluto em “Guerra nas Estrelas” (1977), “O Império Contra-Ataca” (1980) e em “O Retorno de Jedi” (1983). Depois disso, sua carreira ficou vinculada ao personagem. Participou de diversos programas ligados à trilogia, febre mundial. Seu personagem virou boneco e desenho dos Simpsons. Mark participou ainda do filme “O Império do Besteirol Contra-Ataca” (2001), paródia de Kevin Smith em que aparece numa hilária luta de sabre com os personagens Jay e Silent Bob.

Nessa época, Kevin chegou a perguntar a Mark se ele estava cansado de falar sobre “Guerra nas Estrelas”. A resposta? “Eu gosto de sorvete, mas não tomo três vezes por dia”.




Talvez por isso Mark Hamill tenha se dedicado a dublagens de filmes de animação. O curioso é que, ao contrário do bom-moço Luke, o ator costuma emprestar a voz aos maiores vilões dos quadrinhos, como o Coringa de “Batman:The Animated Series” e o Gárgula, do desenho animado “O incrível Hulk”.

Hoje Mark Hamill tem 57 anos, é casado e tem três filhos.

Como diria Mestre Yoda, “Strong am I with the Force, but not that strong” (Forte eu sou com a Força, mas não tão forte).







Nenhum comentário:

Postar um comentário