anunciad

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PRAIS DE SALINAS. SALINÓPOLIS-PARÁ


Clima agradável, beleza natural e, acima de tudo, um charme especial fazem de Salinópolis (carinhosamente chamada de Salinas) um dos mais concorridos balneários do Pará. É banhada pelo Oceano Atlântico, fazendo fronteira com os municípios de São João de Pirabas e Maracanã. A Praia do Atalaia, a mais procurada, parece não ter fim. A água salgada, limpa e cristalina é um convite aos prazeres do verão sob o sol na linha do Equador.
Quando a maré baixa formam-se laguinhos deliciosos para um banho mais tranqüilo, principalmente com as Salinas também é um convite à vida saudável e ao esporte. Surfistas fazem com freqüência campeonatos na praia do Atalaia. Além disso é possível , a um preço acessível, fazer passeios de windcars, ultraleves, mini-carros e charretes. Majestoso pelas suas belas praias, clima ameno durante quase todo o ano, Salinas, como é chamada pelos habitantes do Estado, é uma das localidades mais freqüentadas por quem procura a beleza do Atlântico e o conforto de uma cidade com infra-estrutura e grande potencial turístico. A população residente é de 28.421 habitantes. Em julho a cidade recebe mais de 250.000 veranistas.
Salinas esta situada a 220 quilômetros de distância de Belém, no nordeste do Estado, na região do Salgado. Além das praias do Maçarico, Corvinas, Atalaia e Farol Velho é possível encontrar no município lagos, fontes de água natural, igarapés  e dunas gigantescas de área branca de vegetação litorânea abundante. Uma esticada até as ilhas que estão ao redor de Salinas é altamente recomendável. Nelas, o visitante se deslumbrará com paisagens virgens e com a riqueza da fauna e da flora.  A praia do Maçarico fica na área urbana de Salinópolis. É um dos pontos mais freqüentados durante as noites de julho. São mais de 2000 metros quadrados de orla recentemente inaugurada. O calçadão ornamentado com palmeiras, é o point dos ciclistas e ideal para Cooper no final da tarde.
Na orla do Maçarico se encontram inúmeros bares, restaurantes e churrascarias onde se pode degustar os mais deliciosos e requintados pratos da culinária do Estado. É também no maçarico que se desenvolve eventos culturais  que atraem muitos visitantes nas regiões do verão local, no mês de julho e durante determinadas épocas do ano.
IGREJA DE SANTO ALEXANDRE
Está instalado no antigo Palácio Episcopal, patrimônio tombado pelo Governo Federal.
Integra o Projeto Feliz Luzitânia, do qual também faz parte a igreja de Santo Alexandre, do século XVII, onde pregou o padre Antônio Vieira. Abriga mais de 500 peças sacras, parte dela originária do espólio jesuítico. E curiosidades como as imagens de Roca – manequins vestidos para acompanhar procissões.
PARQUE DA RESIDÊNCIAA antiga residência dos Governadores do Pará, no início do século, foi aberto ao público, tornando-se área de lazer. Logo na entrada do parque, um orquidário abriga espécies da Amazônia. Outros elementos foram extraídos da história do Pará: o antigo vagão da estrada de ferro de Bragança, adaptado, abriga uma sorveteria. A estação Gasômetro da antiga Companhia de Gás do Pará, dota em ferro, foi remontada no local, abrigando um teatro para 400 pessoas, um café e lojas de produtos regionais.
ESTAÇÃO DAS DOCASO Complexo Estação das Docas, reabriu as janelas de Belém para a Baía do Guajará. O projeto de restauro abrangeu a área de antigos armazéns da Companhia de Docas do Pará. Tratam-se de estruturas metálicas pré-fabricadas na Inglaterra e que foram montadas no início do século XX em Belém. São 18 mil m2 de área urbanizada , com serviços de bar-café, restaurantes diversos, lojas, agências de turismo, bancos, além de auditório e dois memorais: Memória do Porto e Memória da Fortaleza de São Pedro Nolasco. Há, ainda, uma estação fluvial e extensa área externa.
COMPLEXO MAÇARICO
O Complexo do Maçarico, em Salinópolis/Pa, apresenta uma grande estrutura de lazer, transformando boa parte de orla atlântica num dos maiores pontos turísticos do Pará.
Possui 07 restaurantes; 18 boxes de alimentação regional, 04 quiosque para múltiplo uso, 06 com vendas de coco verde, além de 2.000 m2 de área para shows e quadras esportivas.
fonte:www.paratur.pa.gov.br/ novos.cfm

2 comentários: