anunciad

segunda-feira, 10 de setembro de 2012




Principal monumento do país comemora seus 80 anos

Conhecido mundialmente e reconhecido como uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor, a imponente estátua que é símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil, completa nesta quarta-feira (12) 80 anos.

Inaugurado em 12 de outubro de 1931, como uma iniciativa da igreja católica, o Cristo Redentor, localizado no topo do Morro do Corcovado, a 710 metros de altura, vai ganhar diversas homenagens entre hoje e amanhã, feriado de Nossa Senhora Aparecida, a santa padroeira do Brasil.

Na véspera de seu aniversário, será realizada uma vigília e missa na pequena capela situada aos pés da estátua, com o arcebispo do Rio, Orani Tempesta.

Já no dia 12 está programada uma apresentação com uma esquadrilha de aviões, que sobrevoarão o Cristo, que em sua totalidade, mede 38 metros de altura.

Os dois principais idealizadores do Cristo Redentor, o arquiteto e engenheiro Heitor da Costa e Silva e o cardeal dom Sebastião Leme, receberão suas devidas homenagens, ganhando um busto no local.

Para as comemorações também foi criado um bolo de oito metros (um para cada década) de altura, decorado com a imagem do Cristo Redentor e com os símbolos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, os maiores eventos esportivos do mundo, e que serão realizados no Rio de Janeiro.

Vencedores do concurso que elegeu a música tema do aniversário do monumento, entre mais de dois mil artistas, os DJs Mam e Rodrigo Sha se apresentarão com a canção “Redentor” durante as festividades. Está previsto também a participação do “Concerto pela Paz”, formado por um coral de 500 vozes que interpretarão a “Ave Maria”. Artistas e escolas de samba são algumas das outras atrações.

Para divulgar os 80 anos da criação do principal monumento do país, foi criada a exposição “Cristo Redentor”, que percorrerá, outras cidades do Brasil e depois viajará para países como Canadá, Itália, Moçambique e Japão.

HISTÓRIA

Idealizado em 1922, pela Igreja Católica, que queria homenagear os 100 anos de independência do Brasil, o Cristo Redentor só pode ser concebido em 1931, no que foi chamado uma construção “sem precedentes” e de muito esforço por parte de todos.

O Cristo Redentor está elevado a 710 metros de altura e centralizado no parque nacional da Tijuca e pode ser visto de quase qualquer lugar da cidade. Os principais nomes envolvidos no projeto são: Heitor da Silva Costa (responsável pela concepção, projeto e obra), Carlos Oswald (desenhos), Paul Landowski (maquete e moldes do rosto e mãos) e Heitor Levy (engenheiro encarregado-geral).

Feito de pedra e cimento e pesando mil toneladas, o Cristo Redentor foi muito trabalhoso para ser erguido. Sua base, que sofria diariamente rajadas de fortes ventos, tinha pouquíssimo espaço para os andaimes dos operários. Na época, os materiais só podiam chegar através de trilhas feitas em cima de mulas.

Anualmente o monumento é visitado por mais de 700 mil pessoas. Em 2007, em uma votação feita globalmente por internautas, o Cristo Redentor foi reconhecido como uma das setes novas maravilhas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário