
Quando eu digo que nada é por acaso e que de tudo podemos extrair uma mensagem, não digo sem motivos...
Era meu aniversário de 41 anos em fevereiro desse ano e decidi me dar um presente meio adolescente : um ingresso prá ir ao show da dupla que me emocionou e empolgou nos idos dos anos 90. E assim estou meses esperando prá chegar logo dia 10 de maio prá que eu possa ter uma sessão revival ao som ao vivo de Roxette.
Estou desde então lembrando do último show deles que fui há uns 20 anos e pensando naquela energia toda, no pique que a vocalista tinha no palco, na sensação positiva que as músicas me passavam...por isso decidi procurar alguns vídeos no youtube da dupla se apresentando recentemente, tipo prá começar a entrar no clima.
Vi um, dois, três, quatro vídeos e não podia reconhecer a vocalista. Um rosto meio estranho, a voz tb diferente, mas o que mais me chamou a atenção foi a postura no palco, completamente parada, travada...daí pensei 'NÃO ACREDITO QUE PAGUEI PRÁ FICAR FRUSTRADA'...já achei q envelheceram, perderam o pique, sei lá, achei que tinha algo muito estranho ali.
Fiquei tão encafifada que lá fui eu fuçar informações no google tentando entender o que tinha acontecido com Roxette nos últimos anos.
Foi quando me deparei com isso...
Segue aqui as informações que encontrei na WIKIPEDIA :
'Em 11 de setembro de 2002, Marie desmaiou no banheiro de sua casa, batendo a cabeça e sofrendo uma concussão. Exames indicaram que ela tinha um tumor cerebral na parte de trás de sua cabeça. Depois de esperar várias semanas até se recuperar da concussão, ela passou por uma cirurgia bem-sucedida para remover o tumor, que era maligno. Em seguida, ela resistiu por meses de quimioterapia e radioterapia. Marie sofreu alguns danos permanentes no cérebro, perdeu a capacidade de ler e contar, a visão no olho direito e teve os movimentos do lado direito de seu corpo ligeiramente afetados.
Em janeiro de 2003, o Roxette recebeu uma premiação do rei da Suécia, Carl Gustaf XVI. A cerimônia foi o primeiro evento em que Fredriksson aparecereu depois de sua operação. Esta foi uma das poucas aparições públicas realizadas durante a sua doença. Ela retirou-se da vida pública por quase dois anos.
Em 21 de outubro de 2005, Marie declarou: "Foram três anos muito difíceis", mas em uma entrevista com Jens Peterson publicado no tablóide Aftonbladet, Fredriksson diz que ganhou sua luta contra o câncer. "Estou saudável", diz ela. "Não estou mais em tratamento".
Cerca de 6 meses após o diagnóstico de seu câncer, Marie e seu marido começaram a trabalhar em The Change, primeiro álbum solo da cantora em inglês.
O álbum foi bem recebido pelo público sueco e entrou nas paradas musicais suecas em primeiro lugar. O primeiro single, "2nd Chance", entrou na parada de singles suecos no número 1. Logo após seu lançamento, The Change alcançou status de ouro (20.000 cópias vendidas) na Suécia, de acordo com a IFPI.
Juntamente com o lançamento de The Change, Marie lançou uma nova editora, juntamente com seu marido Mickael Bolyos. A MaryJane Music foi criada "como uma casa para os álbuns solo de Marie", afirma o site da gravadora, "mas como a colaboração musical entre Marie e Mikael continua e se expande, não se surpreenda se você encontrar outros projetos interessantes com alguns de seus amigos músicos lançados com esse selo".
Em 2006, Marie lançou um novo álbum de covers de canções suecas chamado Min vän bäste.Durante sua doença, Marie redescobriu seu amor pelo desenho. Embora não pudesse ler ou escrever, ela ainda podia desenhar e ela encontrou uma verdadeira paixão nisso. Marie exibiu uma coleção de seus desenhos em uma galeria, numa mostra intitulada "Após a mudança". O vernissage na galeria Doktor Glas, em Kungsträdgården, destacava 24 dos seus desenhos a carvão e ocorreu de 21 a 30 de Outubro de 2006. Mais tarde, ela lançou o livro "Após a Mudança", apresentando cópias de todos os 24 desenhos.
Marie Fredriksson continua seu trabalho tanto como musicista quanto como desenhista. No entanto, ela ainda não está plenamente recuperada dos danos causados em seu cérebro pelo câncer.Em 23 de Outubro de 2009, Marie se apresentou ao lado de Per Gessle no festival Night of the proms. Essa foi a segunda digressão do Roxette após seu tratamento contra o câncer.
Em 2011 finalmente ela voltou aos palcos em turnê mundial !' - acaba Wikipedia.
A lembrança que tinha de Marie era essa foto acima....ela era um ídolo prá mim naquela época, eu era fã da voz, da música, do trabalho...mas hj, quando estiver vendo essa mulher no palco, mais envelhecida, com a voz menos potente, com o corpo praticamente sem movimento, vou me emocionar muito mais.
Ela tem minha admiração, meu respeito, agora sim ela virou exemplo prá mim. Ela venceu a batalha pela vida, mas não uma vida de auto piedade, e sim uma vida de superação de limites, mostrando que nossa força interna, nosso otimismo tem poderes sobrenaturais que desafiam qualquer prognóstico.
Quando estiver vendo ela no palco vou pensar que somos capazes de tudo nessa vida pela vida. Que temos talentos adormecidos, que temos condições de sermos o que quisermos, quando quisermos e como quisermos.
A mensagem de Marie é muito maior que sua música...ela alcançou o verdadeiro SUCESSO !
VEJAM MARIE CANTANDO HOJE EM DIA...simplesmente emocionante :
Nenhum comentário:
Postar um comentário