anunciad

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Brasileiros migram do Twitter para o Facebook. Mas nos EUA, o Twitter cresce.





Com o surgimento da febre do online que existia no Brasil, em 2008, a rede social Twitter – utilizada para publicar mensagens com um máximo de 140 carateres – parecia imparável. Mas quatro anos depois do seu lançamento, esta parece abrandar, de acordo com um estudo da consultora britânica comScore. Os brasileiros parecem cada vez mais interessados no Facebook. Mas nos EUA o Twitter continua a subir.

Divulgado no jornal diário O Globo do Rio de Janeiro, os resultados do estudo mostram que a queda da rede social americana no Brasil foi de 24% num ano, descendo de 12,90 milhões de acessos em julho de 2011 para 9,7 milhões em julho deste ano.

Enquanto não existir uma versão em português do Twitter, os especialistas estimam que o microblog americano vai continuar a perder espaço entre os navegadores brasileiros, e porque também não tem criado novos serviços no seu website, ao contrário do que fez o seu rival Facebook.

O Facebook, na verdade, obtém um movimento inverso e registou um aumento de 64% num ano e tem atualmente 42,40 milhões de utilizadores, de acordo com a comScore.

Além da falta de inovação, o típico comportamento do brasileiro – que gosta de ver fotos, conversar e interagir com outros utilizadores – ajuda a explicar os maus resultados do Twitter, dizem os especialistas.

“A queda do Twitter deve muito ao fato de que o utilizador migrou permanentemente para o Facebook, onde pode colocar fotos, falar e interagir. Eu acho que o brasileiro ainda não entendeu como o Twitter funciona e quer transformar todas as redes no que era o Orkut (rede social do Google). O norte americano tem um outro perfil, ao preferir interagir utilizando pequenos comentários”, explica Tiago luz, Presidente da agência de marketing Underdogs, citado por O Globo.

Dos mais de 83 milhões de brasileiros com acesso à Internet, estima-se que 40 milhões têm uma conta no Twitter.

Mas uma estimativa realizada pela Enken, empresa de publicidade digital, revela que o número de utilizadores que não utilizaram o microblog no último ano, cresceu de 20% para 25% no total.

Enquanto o Twitter regista estas quedas, o Orkut obteve menos 43% de visitas em relação ao ano passado.

No entanto, nos Estados Unidos, o Twitter continua a ser bastante popular, sendo que o seu número de visitas únicas subiu de 32,7 milhões em julho de 2011 para 40,2 milhões em julho de 2012, obtendo assim um avanço de 22%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário